Musicoterapia com Mesa Lira

A Mesa Lira é uma grande caixa de ressonância, suspensa por pés de madeira, em baixo da qual correm 42 cordas de aço montadas sobre dois cavaletes nas extremidades, todas afinadas no mesmo tom. Dedilhando as cordas de modo contínuo, obtém-se um rico campo sonoro. Variando-se a velocidade e intensidade ao tocar pode-se realçar e voluntariamente compor o poderoso espectro de harmônicos que ela produz. O paciente, ao deitar-se sobre a mesa, recebe uma massagem sonora, pois o som e as vibrações são percebidas tanto através dos ouvidos, como diretamente em todo o corpo através do tampo de ressonância. Isso pode levá-lo a um estado de relaxamento profundo e realinhamento energético.

 

 Som, ritmo, melodia e harmonia

 "Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas.

 

A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo, para que ele ou ela alcance uma melhor organização intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação ou tratamento."

(Definição oficial da Federação Mundial de Musicoterapia.)

Em conjunto com a Mesa Lira tem-se utilizado um jogo de sete tubos sonoros (em metal), afinados em uma sequência de 5as (Fá, Dó, Sol Ré, Lá, Mi, Si) suspensos sobre o paciente. Trata-se de uma atuação vibratória direcionada aos centros energéticos do corpo, agindo através de ressonância entre eles. Esta é naturalmente uma sequência sutil, mas claramente perceptível pelo paciente e que pode ser medida por meio de técnica radiestésica.

(fonte http://www.ouvirativo.com.br/)

Musicoterapia voltada para Alzheimer

e alunos especiais

O ESPAÇO 23 também está organizado para atender a pacientes com Alzheimer, autistas, crianças com distúrbio ou déficit de atenção ou mesmo com indicações psiquiátricas, bem como alunos que queiram conhecer os benefícios da musicoterapia. Informe-se conosco, venha nos fazer uma visita e conheça nosso método.

 

MUSICOTERAPIA

A musicoterapia, na Síndrome de Down, através de atividades específicas para cada indivíduo ou grupo, buscará minimizar as dificuldades da fala, facilitar a socialização, além de estimular a expressão,  a criatividade, a interação e a formação de identidade.

  A Musicoterapia e a Síndrome de Down